Grandezas e Medidas
Explorar atividades de medidas de comprimento com os alunos é uma forma prática de introduzir conceitos matemáticos importantes e aproximá-los do cotidiano. Compreender unidades de medida e saber aplicá-las em situações reais, como medir o espaço de uma sala ou a altura de uma planta, ajuda a desenvolver o pensamento lógico e a percepção espacial, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa abordagem se alinha às habilidades EF01MA15; EF02MA16; EF03MA20; EF03MA19; EF04MA20; EF05MA19; , que propõe que os alunos aprendam a estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando diferentes unidades e instrumentos de medida. Trabalhar essas competências é essencial para que eles se tornem mais confiantes e independentes na resolução de problemas matemáticos do dia a dia.
Habilidades relacionadas:
EF02MA16: Estimar, medir e comparar comprimentos de la dos de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados. 7
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar diferentes unidades de medida de com primento (m e cm).
- Identificar a unidade de medida de comprimento mais adequada para realizar uma medição, como o centímetro para medir lado de polígonos e o metro para medir lado de salas.
- Estimar, medir e comparar comprimentos utili zando diferentes unidades de medida, tais como o metro e o centímetro, e diferentes instrumentos de medida padronizados e não padronizados.