ARTE - CARIMBO COM AS MÃOS - versão heróis EDUCAÇÃO INFANTIL

 

ARTE - CARIMBO COM AS MÃOS - versão heróis

EDUCAÇÃO INFANTIL


Essa atividade realizei com alguns alunos no decorrer de nossos encontros na Sala de Recursos Multifuncional no ano de 2022. É uma atividade simples e divertida, onde podemos explorar as texturas, as cores, letras do alfabeto, aliteração e usar da imaginação para criar os mais diversos animais, objetos e etc....













HABILIDADES da BNCC:  

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.




Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!







ARTE - CARIMBO COM OS PÉS - EDUCAÇÃO INFANTIL

 ARTE - CARIMBO COM OS PÉS -

EDUCAÇÃO INFANTIL

Essa atividade realizei com um aluno portador de Microcefalia no decorrer de nossos encontros na Sala de Recursos Multifuncional no ano de 2022. É uma atividade simples e divertida, onde podemos explorar as texturas, as cores e usar da imaginação para criar os mais diversos animais, objetos e etc....

Um beijo da prof Carla ao meu amado Yuri, que me ensinou tanto sobre valorizar os pequenos gestos e como podemos expressar nossos sentimentos através dos olhos e sem dizer nenhuma palavra.


Segue um pouco de nossas produções:
ÁRVORE:


BORBOLETA



CACHORRO

DINOSSAURO


ELEFANTE


FLOR


GRILO


HULK


IGUANA


JOANINHA


LEÃO


MELANCIA


PEIXE


SAPO


HABILIDADES da BNCC:  

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. 

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.





Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!





HISTÓRIA - O EGITO ANTIGO

 HISTÓRIA - O EGITO ANTIGO

ATIVIDADES ADAPTADAS DE HISTÓRIA

6º ano - EF.II



Unidade temática específica do componente (BNCC): História: tempo, espaço e formas de registros. A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades



As atividades aqui propostas são adaptadas de maneira que o aluno tenha compreensão do conteúdo, uma vez que a linguagem utilizada é simples e objetiva, com o suporte visual de imagens limpas e com grafia em negrito destacando as palavras chaves do texto.


HABILIDADES da BNCC:  
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

DICA

Caso o estudante não consiga realizar a leitura de forma autônoma, o professor deve realiza-la, bem como fazer apontamentos na imagens conforme a leitura fluir.




Para ter acesso as atividades acesse AQUI!!!


Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!

MOVIMENTOS DA LITOSFERA

 

MOVIMENTOS DA LITOSFERA 


GEOGRAFIA 


ATIVIDADES ADAPTADAS 

6º ano - EF.II




As atividades aqui propostas são adaptadas de maneira que o aluno tenha compreensão do conteúdo, uma vez que a linguagem utilizada é simples e objetiva, com o suporte visual de imagens limpas e com grafia em negrito destacando as palavras chaves do texto.


HABILIDADES da BNCC:

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.


DICA

Caso o estudante não consiga realizar a leitura de forma autônoma, o professor deve realiza-la, bem como fazer apontamentos na imagens conforme a leitura fluir.






Para ter acesso as atividades acesse AQUI!!!

Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!





Gênero textual - NARRATIVA DE ENIGMA

  NARRATIVA DE ENIGMA

COMPREENDENDO O GÊNERO

ATIVIDADES ADAPTADAS DE ARTE

6º ano - EF.II




As atividades aqui propostas são adaptadas de maneira que o aluno tenha compreensão do conteúdo, uma vez que a linguagem utilizada é simples e objetiva, com o suporte visual de imagens limpas e com grafia em negrito destacando as palavras chaves do texto.


HABILIDADES da BNCC: 

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


DICA

Caso o estudante não consiga realizar a leitura de forma autônoma, o professor deve realiza-la, bem como fazer apontamentos na imagens conforme a leitura fluir.





Para ter acesso as atividades acesse AQUI!!!


Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!






Esfinge no Egito - desenho para complementar aula de Arte

  

ESFINGE NO EGITO

Grande Esfinge de Gizé - construída por volta de 2500a.C


Uma esfinge do Egito é uma estátua monumental com cabeça de humano e corpo de leão, às vezes com asas de águia. Geralmente, representa um faraó ou uma divindade e tem um significado simbólico de poder real e proteção. A mais famosa é a Grande Esfinge de Gizé, próxima às pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, que é uma das mais antigas e maiores do mundo.

Dica:

Para deixar as aulas mais interativas, explorar a criatividade dos alunos é essencial, e trabalhar com atividades de pintura é uma boa alternativa.

Segue abaixo uma atividade prática:

Para salvar as imagens é só clicar na imagem.

Imagem 01






Imagem 2







Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!






ARTE- A PINTURA NO EGITO

 ARTE- A PINTURA NO EGITO 

ATIVIDADES ADAPTADAS DE ARTE

6º ano - EF.II



As atividades aqui propostas são adaptadas de maneira que o aluno tenha compreensão do conteúdo, uma vez que a linguagem utilizada é simples e objetiva, com o suporte visual de imagens limpas e com grafia em negrito destacando as palavras chaves do texto.


HABILIDADES da BNCC: 
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

DICA

Caso o estudante não consiga realizar a leitura de forma autônoma, o professor deve realiza-la, bem como fazer apontamentos na imagens conforme a leitura fluir.




Para ter acesso as atividades acesse AQUI!!!


Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!




HISTÓRIA - A MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA - A MESOPOTÂMIA 

ATIVIDADES ADAPTADAS DE HISTÓRIA

6º ano - EF.II


Unidade temática específica do componente (BNCC): História: tempo, espaço e formas de registros. A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades




As atividades aqui propostas são adaptadas de maneira que o aluno tenha compreensão do conteúdo, uma vez que a linguagem utilizada é simples e objetiva, com o suporte visual de imagens limpas e com grafia em negrito destacando as palavras chaves do texto.



HABILIDADES da BNCC:  
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas

DICA

Caso o estudante não consiga realizar a leitura de forma autônoma, o professor deve realiza-la, bem como fazer apontamentos na imagens conforme a leitura fluir.






Para ter acesso as atividades acesse 
AQUI!!!


Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!




MATEMÁTICA - VISTAS E PLANTAS


 MATEMÁTICA - VISTAS E PLANTAS

Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!



HABILIDADES da BNCC: 

(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

_________________________________________________________

Ao trabalhar com a habilidade EF06MA28, que envolve interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas, os estudantes podem desenvolver uma variedade de habilidades importantes:

- A interpretação de plantas baixas pode envolver noções básicas de geometria, como compreensão de escalas e medidas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos matemáticos na prática.

- Desenhar e interpretar plantas baixas requer habilidades de pensamento espacial, pois os alunos precisam visualizar a disposição dos espaços e dos elementos dentro de uma residência em duas dimensões.

- Os estudantes desenvolverão habilidades de leitura e interpretação ao analisar plantas baixas, compreendendo símbolos, legendas e outras convenções utilizadas nesses diagramas.

- Ao desenhar plantas baixas simples, os alunos praticam habilidades de comunicação visual, aprendendo a representar de forma clara e precisa os espaços e elementos de uma residência.

- A criação de plantas baixas simples pode estimular o pensamento criativo dos alunos, permitindo-lhes experimentar com diferentes disposições de espaços e elementos em um ambiente residencial.

Essas habilidades são úteis não apenas no contexto da matemática e da arquitetura, mas também em uma variedade de outras áreas, incluindo design de interiores, engenharia civil e urbanismo. Além disso, trabalhar com plantas baixas simples pode ajudar os alunos a desenvolverem uma compreensão mais profunda do espaço e do ambiente construído ao seu redor.




Para ter acesso as atividades acesse AQUI 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - DESGASTES DO SOLO

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - DESGASTES DO SOLO

Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!



Trabalhando com a habilidade EF06GE05, que se refere a relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, os estudantes podem desenvolver uma variedade de habilidades importantes:

- Os alunos aprenderão a observar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais em diferentes regiões e a analisar como esses elementos interagem entre si.

- Compreender as relações complexas entre o clima, o solo, o relevo e a vegetação requer a capacidade de pensar de forma sistêmica, considerando como cada elemento influencia e é influenciado pelos outros.

- Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais também envolve pensar espacialmente e compreender como esses elementos variam de acordo com a localização geográfica.

- Ao compreender as relações entre clima, solo, relevo e vegetação, os alunos desenvolvem uma maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade dos ecossistemas.

Trabalhar com essa habilidade não apenas amplia o conhecimento dos alunos sobre o ambiente físico da Terra, mas também promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e de pensamento crítico essenciais para o entendimento e a resolução de problemas geográficos complexos.






Para ter acesso as atividades acesse AQUI


ARTE - Elementos contitutivos da dança, música e teatro.

 

ARTE - Elementos contitutivos da dança, música e teatro.





As atividades propostas neste contexto são oriundas de uma aula conduzida pela professora, que identificou a necessidade de adaptar o conteúdo para atender às demandas específicas de um aluno com necessidades educacionais especializadas. Após uma análise do material estruturado, contido nas páginas 30 a 39 do livro didático adotado, a professora identificou a necessidade de ajustes para garantir a compreensão e a participação plena do aluno em questão.

As atividades adaptadas consistem em exercícios e tarefas formulados com base no conteúdo previamente apresentado nas páginas mencionadas. Estas atividades foram selecionadas e modificadas de modo a atender às necessidades específicas do aluno, considerando suas habilidades, interesses e estilo de aprendizagem. É importante ressaltar que tais adaptações foram realizadas em conformidade com os princípios da Educação Inclusiva, visando promover a participação ativa e efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

A elaboração e implementação de atividades adaptadas para atender às necessidades educacionais especializadas de um aluno representam um importante compromisso com a inclusão e a equidade no ambiente escolar. Ao realizar ajustes no conteúdo e nas estratégias de ensino, a professora regente demonstra sua dedicação em garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem. Este processo não apenas beneficia o aluno em questão, mas também contribui para o fortalecimento de uma cultura inclusiva e respeitosa dentro da comunidade escolar.


HABILIDADES da BNCC:

(EF69AR10)Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

- (EF69AR20) - Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

- (EF69AR30) - Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

 



Para ter o acesso ao arquivo PDF com o MATERIAL COM O CONTEÚDO, clique AQUI


Para ter o acesso ao arquivo PDF das ATIVIDADES, clique  AQUI

















ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

 

Espero que as atividades a seguir possam te ajudar. 

Obrigada por passar por aqui, volte sempre!

Ao estudar e trabalhar com a habilidade descrita em (EF04CI03), os alunos desenvolverão várias habilidades e aprendizagens, incluindo:

- Compreensão das mudanças físicas e químicas: Os alunos serão capazes de distinguir entre mudanças reversíveis (físicas) e não reversíveis (químicas) observando fenômenos como mudanças de estado da água.

- Pensamento crítico: Os alunos serão incentivados a analisar e questionar por que algumas mudanças são reversíveis e outras não, levando-os a pensar criticamente sobre as propriedades da matéria e os processos envolvidos.

- Aplicação de conceitos científicos: Eles aplicarão conceitos científicos relacionados às propriedades da matéria e às mudanças de estado físico para explicar os fenômenos observados.

- Resolução de problemas: Os alunos serão desafiados a resolver problemas relacionados a mudanças reversíveis e irreversíveis, aplicando seu conhecimento sobre o assunto.

- Comunicação científica: Eles serão capazes de comunicar suas observações, hipóteses e conclusões de forma clara e coerente, utilizando linguagem científica apropriada.

- Desenvolvimento de habilidades práticas: Além disso, os alunos desenvolverão habilidades práticas ao realizar experimentos e manipular materiais de laboratório com segurança e precisão.

Essas habilidades e aprendizagens são fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização científica e para a compreensão do mundo ao nosso redor, capacitando os alunos a fazerem conexões entre os conceitos científicos e os fenômenos observados no cotidiano.


HABILIDADES da BNCC: 
- (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).


 

  
 Para ter acesso as atividades acesse AQUI!!!